quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Curiosidade! Arquitetura Pós-Moderna


Arquitetura pós-moderna é um termo genérico para designar uma série de novas propostas arquitetônicas cujo objetivo foi o de estabelecer a crítica à arquitetura moderna, a partir dos anos 1960 até o início dos anos 1990. Seu auge é associado à década de 1980 (e final da década de 1970).

Os arquitetos pós-modernos utilizaram uma série de estratégias para estabelecer a crítica do modernismo, principalmente a sua versão mais difundida e homogênea: o estilo internacional. Entre estas estratégias a principal foi a reavaliação do papel da história, reabilitada na composição arquitetônica, principalmente como meio de provocação e crítica à austeridade do modernismo. Philip Johnson (antes um ávido defensor do estilo internacional), por exemplo, adotou uma postura irônica em seus projetos utilizando um "armário antigo" como referência formal para o seu edifício da AT&T em Nova Iorque. Outros arquitetos adotaram padrões de ornamento e formas de composição antigas. A cidade histórica foi re-estudada em busca da reabilitação da escala humana no urbanismo por Rob Krier, entre outros.
Outras tendências podem ser associadas aos pós-modernos, como o interesse pela cultura popular e a atenção para o contexto de inserção do projeto. Robert Venturi, por exemplo, chamou atenção para as muitas formas de arquitetura vernacular (produzidas segundo uma estética da cultura popular) em seu livro Aprendendo com Las Vegas. Aldo Rossi, por sua vez, preocupou-se com a relação entre o novo projeto e os edifícios existentes acompanhando a escala, altura e modulação destes. Esta postura de congregação entre o novo e o antigo convencionou-se chamar de contextualismo.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Evento Focado em Construção Civil

Esta semana, de 10 a 12 das 13h às 20h e dia 13 das 09h às 17h, acontecerá a CONSTRUCTION EXPO 2011, feira que trata diretamente de soluções para obras e infraestrutura. Este ano com algumas novidades como por exemplo a mega apresentação de projetos como Belo Monte, a vila do aço e etc.
Ideal para quem atua na área de Construção, a Construction Expo 2011 se mostra ao mesmo tempo capaz de realizar um trabalho único de prestação de serviço a estudantes e pessoas interessadas em temas ainda polêmicos relacionados a Construção Nacional, veja a construção de Belo Monte, por muito tempo criticada por modificar todo um ecosistema na região onde será construida.
Mais informações no site http://www.constructionexpo.com.br

Síndicos aprendem conceitos jurídicos para melhorar gestão condominial


Animais,  inadimplência, alterações na fachada, barulho, vazamento, garagem ou criança estão sempre em pauta nas assembleias e reuniões condominiais. Em meio a tudo isso, os síndicos bem que tentam encontrar soluções justas e agradar a todos, mas a falta de preparo e conhecimento pode colocá-los em verdadeiras saias-justas.
“O bom senso aliado à velha conversa é sempre a melhor saída. Infelizmente, alguns casos acabam se transformando em processo na Justiça. A fim de evitar esse tipo de situação, o síndico deve ter conhecimento das questões jurídicas que afetam a vida em condomínio”, explica o assessor jurídico do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e instrutor da Universidade Secovi, João Paulo Rossi Paschoal.
Pensando nessa necessidade a Universidade Secovi elaborou um curso jurídico especialmente para esse profissional. Em sua quinta edição, o Condomínio Explicado para os Síndicos: seu funcionamento e principais problemas terá início na segunda-feira, 15/8.
Em apenas dois encontros noturnos, os alunos aprenderão sobre os principais conceitos da administração e gestão condominial, a estrutura do condomínio, inadimplência, garagem, controle disciplinar, assembléia geral de condôminos, áreas comuns e despesas condominiais.
As aulas acontecem as segundas e quartas-feiras, das 19 às 22 horas, na sede da Universidade Secovi (Av. Brigadeiro Luis Antônio, 2.344 - 9º andar).
fonte: www.secovi.com.br